sábado, 17 de outubro de 2009

BARRAGEM DO CASTANHÃO:SERIA ESTE O CURSO DO PROGRESSO E REDENÇÃO DO ESTADO DO CEARÁ?

A barragem do Castanhão, na década de 90,durante o Governo Tasso,foi considerada pela mídia como uma das maiores obras de nossa historia,a resolução de nossos problemas quanto a seca,porem o que se observou foram catástrofes e "crimes" tanto ambientais quanto sociais.
O tão afamado Açude Castanhão,extinguiu a cidade de Jaguaribara,pois dizia-se estar está no meio do trajeto ao qual a água do Rio Jaguaribe deveria passar.
Muitas pessoas morreram antes de conhecer Nova Jaguaribara,não suportaram a dor de ter que deixar sua terra e seus antecedentes;sua história para literalmente de baixo d'agua.
Será necessário eximir vidas ou dignidade em prol do progresso?Ou seria em prol do poder?
O Ceará apesar de seu histórico de secas e dor não podia nem merecia um progresso e uma solução para a seca que marcasse e sacrificasse mais uma vez seu povo.O progresso deve vir com Ordem,primeiramente,e depois com fé e benevolência da população,nunca com destruição.
Progresso com destruição é involução,e sabe-se,hoje, que o fim não justifica os meios.
Progridamos sempre,mas com responsabilidade e,principalmente,respeito ao povo, visto que para ele é que deve ocorrer o progresso.
O Estado do Ceará ao meu ver com esse crime ambiental,a destruição ocorrida;não sofreu redenção,mas pelo contrario,se auto condenou perpétuamente a uma vergonha moral.
Salve António Conselheiro em sua máxima"O sertão vai virar mar e o mar vai virar sertão".
Todavia,é com esse preço? Ferindo garantias Constitucionais? Ferindo o artigo 3º,II da lei 6938/81?
Art 3º - Para os fins previstos nesta Lei, entende-se por:
II - degradação da qualidade ambiental, a alteração adversa das características do meio ambiente;
Não. "nem só do pão vive o homem",porem respeito ao povo,ao ambiente,a vida;é imprecindível para morar nesse planeta,e o governo do estado do Ceará na figura da Barragem do Castanhão deu chagas a esse planeta e ao seu meio ambiente,que sofre ao ser crucificado.
*lei 6938/81-Dispõe sobre a Política Nacional do Meio Ambiente, seus fins e mecanismos de formulação e aplicação, e dá outras providências.

Nenhum comentário:

Postar um comentário