domingo, 10 de maio de 2009

BRIGA ENTRE MINISTROS- democracia ou partidarismo?

Há quase duzentos anos de existência o Supremo nunca havia presenciado um momento como aquele que ocorreu entre os Ministros Gilmar Mendes e Joaquim Barbosa.
Para muitos fora uma baixaria que demonstra a falência do judiciário brasileiro e despreparo emocional de nossos juristas;porem acredito que aquele momento histórico representa um grito de liberdade e Democracia ao qual se quer fundamentar a nossa Terra Brasilis.
quando que veríamos uma discussão tão arreigada do BEM contra o MAL, do RICO contra o POBRE,do CERTO e do ERRADO, do POPULISMO contra a BURGUESIA.
Ao meu ver, aquele momento histórico fora o grito de liberdade engasgado nas glotes da maioria da população brasileira,que não mais suportava os descasos cometidos por o Exmo. Presidente do STF e o apaziguamento do Ministro Barbosa.Os gritos da "Vá a rua Exelência,Vá a rua", pulsava nos peitos brasileiros como se fosse "Te amo Brasil!Te amo Brasil!"
Sabem caros leitores o que há de mais interessante nesse fato?A condição de ter sido entre pares.
A Carta Magna Brasileira fala de Igualdade,fala de governo do povo para o povo e pelo povo;e lhes pergunto: É isso o que vemos?
Um Ministro por ter tido origem humilde,cor diferenciada de uma oligarquia e indicações populares (trabalhadora) é diferente dos Excelentíssimos? Não é ele conhecedor amplo da legislação e de conduta ilibada?
O que ocorre caros leitores é que para o povo... nada. Aquele momento ficou visível a indiferença para com Barbosa, a atitude de desdém do Presidente, e as palavras declaratórias de Barbosa deflagradas posteriormente tirando o nobre presidente de uma posição de DEUS,mostra o que já sabíamos o povo não tem algum valor e que é falho o sistema de inserção no Supremo Tribunal Federal,pois se a indicação é do Chefe do Poder Executivo,ao meu ver ferindo a autonomia dos três poderes, e um foi indicado no governo Tucano e outro no Petista,fica fácil começar a entender o porque das discussões e indiferença.
A cor da pele,a origem da pessoa é pulsante para o esquecimento do seu conhecimento e cultura,e o que é mais grotesco é perceber que questões politicas levam um país em expansão à chacota internacional e desrespeito devido ao fato dos defensores dos direitos constitucionais,especialistas em direitos Constitucionais se bandearem para o lado de oligarquias esquecendo ou não querendo ver basilares da Constituição como a Democracia e o Popularismo e esquecendo que na sua raiz a Carta Magna tem fundamentação no povo no Estado Democrático de Direito.
O discurso de Gettsburg feito por Abraão Lincon em 15 de Novembro de 1863 ao qual pela primeira vez se fez a definição de um Estado Democrático de Direito ao qual se baseia o Brasil e eles se propuseram a defender, um governo do povo, para o povo e pelo povo.
Então porque um representante do povo deve ser punido por se indiguinar pela injustiça?
Porque um Ministro deve ser punido ao ser humilhado e desrespeitado por outro Ministro?
Por que é do povo,por que tem a cor do povo?
Se esse for o motivo,não "vá a rua Excelência" somente, mas volte aos bancos de faculdade para apreender os basilares da Constituição e conhecer o povo brasileiro,a verdadeira riqueza e importância desse País chamado BRASIL.